Gisele Bicaletto - Publicado em 18-03-2021 10:00
Inscrições abertas para o Coletivo de Cuidados Paliativos de São Carlos
Encontros começam em 12/4, em atividades online. Inscrições até 5/4. (Imagem: Reprodução)
Estão abertas as inscrições para participação nas atividades do Coletivo de Cuidados Paliativos de São Carlos, projeto de extensão promovido pela UFSCar. O grupo promove encontros mensais online para aproximar os participantes da temática dos Cuidados Paliativos (CP).

Os Cuidados Paliativos visam à melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, podendo caminhar em conjunto com o tratamento curativo, sendo que um não exclui o outro. O trabalho nessa área envolve uma ação multiprofissional na oferta da assistência integral ao paciente e sua família. Diante disso, o objetivo do Coletivo é aproximar os participantes dos conceitos teóricos básicos sobre essa abordagem em saúde, fomentando discussões e possibilidades de mudanças no processo de cuidar.

A atividade é aberta a estudantes, docentes, profissionais e demais interessados pela temática. Para participar das ações do grupo, é preciso preencher este formulário online até o dia 5 de abril. Posteriormente, a equipe do Coletivo entrará em contato com os interessados. Os encontros mensais começam no dia 12 de abril e a programação está disponível no formulário de inscrição.

O projeto é coordenado pela professora Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, com apoio da equipe coordenadora composta por Aline Appoloni, docente do Departamento de Enfermagem, Juliano Arcuri, professor do Departamento de Fisioterapia, Juliana Menegussi, assistente social da Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, e Esther Ferreira, docente do Departamento de Medicina da Universidade. Outras informações podem ser acessadas no Facebook do Coletivo.