Fabricio Mazocco - Publicado em 25-03-2021 13:00
Edital do CCET seleciona para projeto de modernização da graduação
Inscrições podem ser feitas até 2 de abril. (Imagem: Reprodução)

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar publicou edital para seleção de assistentes para o Projeto Institucional de Modernização (PIM), o "Movimenta Materiais", vinculado ao Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fullbright.

Podem se candidatar doutorandos e pós-doutorandos vinculados a quaisquer programas de pós-graduação e/ou departamentos acadêmicos do CCET. Os selecionados deverão dedicar oito horas semanais ao projeto, sendo que, no caso de bolsistas da Capes, as atividades do projeto poderão substituir o estágio de docência obrigatório. Cada participante selecionado terá direito a uma visita aos Estados Unidos no segundo ano de participação no projeto, com duração mínima de 14 dias.

Serão selecionados até 12 participantes. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de abril e o início das atividades está previsto para o final de abril. A participação de cada assistente terá duração de 12 meses, renováveis por mais 12.

O PIM, na UFSCar, está vinculado ao curso de graduação em Engenharia de Materiais. Apenas oito cursos de Engenharia do Brasil foram selecionados para fazer parte desse projeto, cujo objetivo é promover o aprimoramento curricular e de métodos de ensino e gestão, bem como contribuir para a internacionalização das universidades brasileiras por meio da cooperação com instituições dos Estados Unidos.

Um dos aspectos centrais da proposta desenvolvida na UFSCar é a configuração, na estrutura curricular do curso, de duas novas "trilhas de formação": "Inovação tecnológica e empreendedorismo" e "Engenharia de Materiais computacional". Essas trilhas possibilitam que o estudante flexibilize sua formação, pois, além de se especializar em uma das ênfases atuais - em materiais metálicos, cerâmicos ou poliméricos -, poderá cursar um conjunto de disciplinas optativas integradas. Um outro foco do projeto está em atividades voltadas à inovação nas práticas pedagógicas, particularmente pela exploração do potencial das chamadas metodologias ativas.

Cada assistente vai desenvolver o seu plano de trabalho dentro do PIM. No primeiro edital, os temas escolhidos pelos assistentes foram: a ampliação da presença de mulheres nos cursos de Engenharia; a aproximação de ex-alunos do curso de Engenharia de Materiais do cotidiano da graduação, visando inclusive a uma maior interação com a realidade industrial; a infraestrutura favorável à concretização de experiências inovadoras de ensino (como, por exemplo, salas adaptadas às metodologias ativas de ensino e aprendizagem); e o uso de softwares livres na complementação das experiências de ensino de Engenharia.

Mais informações podem ser conferidas em matéria do Portal da UFSCar.

As informações detalhadas sobre requisitos para a candidatura, processo seletivo e documentos necessários devem ser conferidas no edital disponível no site do CCET.