João Eduardo Justi - Publicado em 19-04-2021 15:00
Aluna da UFSCar lança mostra sobre a classe popular de Votorantim
Exposição está disponível gratuitamente ao público (Imagem: Reprodução)

Maiara de Proença Bernardino, estudante de Geografia na UFSCar-Sorocaba, e João Paulo Bernardino, aluno do curso de Comunicação Social no FIAM-FAAM Centro Universitário, lançaram recentemente a exposição virtual intitulada "Metamorfoses em Quedas D?água". A obra tem como objetivo principal resgatar a memória e a resistência da classe popular de Votorantim (SP) e região e de seus movimentos de luta no espaço urbano, evidenciando a desigualdade social contida nesse território.

No trabalho - uma fanzine online - são expostos registros iconográficos, cartográficos, textuais, documentais, ilustrações, figuras e reflexões sobre o período histórico que marcou a fundação da cidade de Votorantim com a instalação das indústrias, demonstrando sobretudo as ações da classe popular nesse tempo-espaço social.

"Buscamos também enfocar as relações do território votorantinense com Sorocaba, visto que, antes da emancipação de Votorantim, as duas compunham uma só cidade", destacam os autores. De acordo com eles, além disso, são apresentados registros que ilustram os movimentos de luta da classe popular de Votorantim, para que essa população se reconheça na dinâmica social da cidade.

O nome escolhido para o trabalho faz referência às quedas d?água avistadas pelos primeiros habitantes da região. "As quedas d?água foram chamadas de 'boturati', em Tupí-Guaraní, cascatas que atravessam as rochas e nunca são as mesmas, portanto, trazendo um indicativo da constante transformação metamorfoseada no espaço", explicam os estudantes.

A obra está disponível em formato virtual no endereço https://bit.ly/3sS3bff. A intenção é que a revista também seja impressa e distribuída gratuitamente nas escolas e bibliotecas de Votorantim, quando o controle da pandemia de Covid-19 permitir. O projeto foi realizado com recursos da ação emergencial  - Lei nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail maiaraproenca@estudante.ufscar.br.