Gisele Bicaletto - Publicado em 22-04-2021 13:00
Projeto propõe troca de cartas e áudios sobre vivências na pandemia
Relatos escritos e orais podem ser enviadas por todo o público (Foto: Freepik)
Realizar trocas anônimas de experiências vividas durante o momento crítico de pandemia, por meio de carta ou de relatos orais. Esse é objetivo central do projeto de extensão "Cartas da Pandemia: o relato e a troca entre experiências vividas na crise atual como forma de solidariedade", que integra as ações do curso "Saúde Coletiva e Periferias", realizado pela parceria entre o InformaSUS-UFSCar e a Universidade Emancipa

A iniciativa é aberta a todo o público interessado em trocar experiências e vivências ao longo da pandemia de Covid-19, como forma de apoio e solidariedade a pessoas desconhecidas. O projeto já teve uma primeira edição em 2020, com a troca de 200 correspondências entre dezenas de pessoas, envolvendo a Rede Emancipa de educação popular, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade de São Paulo (USP). Agora, a proposta também tem a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e está entre as ações de extensão aprovadas como atividades complementares do curso "Saúde Coletiva e Periferias". Além dessa, as demais ações aprovadas podem ser conferidas no site do curso.

Como participar?
Interessados em participar da ação podem enviar seus relatos contando como têm vivenciado a pandemia e seus efeitos. Os relatos por escrito devem ser enviados por este formulário e os orais devem ser captados por áudio e encaminhados pelo Telegram. O projeto é aberto aos inscritos no curso "Saúde Coletiva e Periferias" e também para todo o público.