Fabricio Mazocco - Publicado em 26-05-2021 10:00
Ex-alunos da UFSCar lançam single com participação de Mônica Salmaso
Duo é formado por ex-alunos da UFSCar. (Imagem: Divulgação)

Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, ex-alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar e que formam o duo Passim, lançam nesta sexta-feira (28/5) o single "Beira de Mato", uma composição de Gui Silveiras e André Fernandes, que contou com a participação especial da cantora Monica Salmaso. Disponível nas plataformas digitais, o single integra o segundo disco "Passim II", que será lançado em junho.

A canção "Beira de Mato" destaca a alma caipira e a convivência com a natureza e está alinhada à concepção artística do novo disco que valoriza a influência do mundo ibérico na música brasileira. "O caipira, o regional, o sertanejo dialogam com as influências ibéricas e trouxeram a temática bucólica que estávamos buscando para o disco, representando o colorido e a simplicidade do interior, que é onde o Passim nasceu", comenta Falcheti.

"Fiz questão de trazer uma sonoridade modal para o arranjo de 'Beira de Mato' porque isso é uma das grandes características das músicas de cultura popular. E também temos a influência do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna, desde a década de 70, que tinha esta vontade de ser uma arte erudita brasileira calcada na cultura popular. E 'Beira de mato' nos deu abertura para fazer a nossa 'música camerística popular brasileira' de maneira plena", diz o músico Vasconcelos.

O novo álbum "Passim II", gravado em sexteto, conta com direção musical da cantora, arranjadora e compositora Andrea dos Guimarães. Na instrumentação, Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (violão e voz) são acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé, flauta) e Rui Kleiner (bandolim).

Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o lançamento do single "Beira de Mato" faz parte do projeto Passim, premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural).  O projeto apresenta ainda a série "Faixa a Faixa - Passim II", lançada no canal do YouTube, na qual os músicos conversam sobre cada uma das músicas do novo disco, trazendo memórias, afetos e histórias por trás das composições e a escolha das canções. Mais informações no Facebook e Instagram do Passim.

Passim e a convidada especial
Criado em 2015 em São Carlos (SP), Passim se debruça na investigação da musicalidade brasileira e suas influências e interpreta canções autorais que exprimem diversos contextos, ora socialmente engajados, ora sensíveis e poéticos, viajando através das palavras cantadas pela riqueza de ritmos da cultura brasileira. O nome "Passim" vem do latim e significa "aqui e lá", e descreve o lado viajante desse projeto, que já nasceu na estrada e passou por seis estados do Brasil e por sete países da Europa (Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica) e da África (Tunísia).

Mônica Salmaso é uma cantora brasileira conhecida pelo ecletismo do seu repertório, que abrange um amplo espectro da música brasileira, pela sofisticação de seus arranjos e pelo resgate de composições pouco visitadas. Com 11 álbuns lançados, já ganhou prêmios como o Visa MPB e da Música Brasileira e foi indicada para o  Grammy Awards, em 2007.