Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 03-08-2021 19:00
Reflexão aborda como materiais e o corpo humano sentem o ambiente
Debate acontece a partir das 17 horas, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube (UFSCar)
Debate acontece a partir das 17 horas, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube (UFSCar)
Acontece na próxima segunda-feira (9 de agosto), às 17 horas, novo encontro - remoto - da série de eventos "Convergências", iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) em parceria com a Assessoria para Comunicação Científica da UFSCar. O debate, intitulado "Sentir ou não sentir...: sinal, sensor e significado em materiais e no corpo humano", abordará o tema a partir do olhar de pesquisadoras de campos aparentemente muito distantes, Ciência de Materiais, Gerontologia, Fisioterapia e Psicologia, buscando identificar as convergências, conceitos, categorias, processos, problemas e soluções comuns às áreas de conhecimento participantes.

Para tanto, as convidadas são Marystela Ferreira, docente do Departamento de Física, Química e Matemática do Campus Sorocaba da UFSCar (DFQM-So), e Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia (DGero). O terceiro participante é Leonardo Cardoso Portela Câmara, docente do Departamento de Psicologia (DPsi).

Ferreira é graduada, mestre e doutora em Química, atuando hoje em pesquisas com materiais para sensores e biosensores, utilizados tanto na prática clínica (em seres humanos) quanto na detecção ambiental de poluentes, por exemplo. Além do DFQM-So, tem vínculo com os programas de pós-graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) e em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA-So) da UFSCar, bem como o programa de Ciência e Tecnologia de Materiais da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É líder do grupo de pesquisa em Nanociências e Nanotecnologia aplicadas ao sensoriamento.

Já Say é graduada, mestre e doutora em Fisioterapia, hoje vinculada ao DGero e ao Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da UFSCar, com estudos, dentre outras áreas, sobre a dor crônica. Coordena o curso de especialização interdisciplinar em Dor e integra o Centro de Referência no Atendimento Interdisciplinar em Dor (Clínica da Dor), ambos da UFSCar. É uma das líderes do grupo de pesquisa "Abordagem funcional e multiprofissional em Gerontologia" e coordena o Laboratório de Estudos da Dor e Funcionalidade no Envelhecimento (Ladorfe).

Câmara integra os laboratórios de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) e Interdisciplinar para o Estudo do Psiquismo Humano (Lieph) da UFSCar, atuando na área da Psicanálise. Mestre e doutor em Teoria Psicanalítica, tem como principais áreas de interesse o trauma; a teoria e a clínica do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi, com ênfase em suas investigações sobre o corpo; dentre outros temas em Filosofia da Psicologia e em Epistemologia e História das Ciências, particularmente a Biologia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar

O encontro será transmitido nos canais UFSCar Oficial no Facebook e no YouTube. A mediação será da jornalista Mariana Pezzo, da Assessoria de Comunicação Científica, com comentários da Pró-Reitora de Pesquisa Adjunta, Diana Junkes Bueno Martha.

Este é o segundo encontro da série. O primeiro reuniu Maria Elina Bichuette, docente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), e João Roberto Martins Filho, professor aposentado junto ao Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar, sobre o tema "Acervos e coleções: do passado na memória a futuros diversos pela pesquisa e formação". A gravação está disponível nos canais do Facebook e do YouTube.