Tiago Santi - Publicado em 24-08-2021 13:00
UFSCar participa da Audiência de criação da Região de Estado de Itapeva
Professor Alberto Luciano Carmassi durante a Audiência Pública (imagem: SDR)
No último sábado (21/8), o Diretor do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, Alberto Luciano Carmassi, representou a Universidade na Audiência Pública de criação da Região de Estado de Itapeva e da primeira reunião de trabalho do programa Sudoeste +10, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Governo de São Paulo. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT) e contou com as presenças do Vice-Governador, Rodrigo Garcia; do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi,;do Deputado Federal, Vítor Lippi e de prefeitos e vereadores dos municípios da região e da sociedade civil.

Na audiência foi apresentada e debatida a proposta da nova divisão regional composta por 25 municípios: Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeirão Branco, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá.

Logo após a audiência, houve a primeira reunião de trabalho do programa Sudoeste +10, que busca promover iniciativas e investimentos na região visando melhorias nas áreas de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, Geração de Emprego e Renda, dentre outras.

Segundo Carmassi, é extremamente importante que o Governo do Estado fomente o desenvolvimento da região e que a UFSCar participe deste processo. "O Sudoeste paulista é uma das regiões menos desenvolvidas do estado e é necessário que exista um trabalho conjunto para mudar esta realidade. O Campus Lagoa do Sino da UFSCar foi implantado na região justamente para contribuir com o seu desenvolvimento e possui inúmeras iniciativas nesse sentido", afirma ele.

Além de proporcionar a qualificação profissional por meio do acesso ao Ensino Superior, o Campus Lagoa do Sino realiza pesquisas, atividades de extensão, parcerias com instituições públicas e privadas locais, bem como integra e dá suporte a órgãos e entidades importantes para o desenvolvimento territorial. "Queremos que a Universidade participe dessas iniciativas e colabore cada vez mais para que o Sudoeste Paulista tenha um desenvolvimento economicamente sustentável e socialmente justo", completou o diretor.

A Audiência Pública está disponível no canal do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo.