Denise Britto - Publicado em 08-12-2021 11:00
Petronilha Gonçalves e Silva recebe título de Professora Honoris Causa
Professora recebe título da UFABC no dia 14/12 (Foto: Irene Santos)
A professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, receberá, no dia 14 de dezembro, terça-feira, o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do ABC (UFABC). A sessão solene de entrega de Título Honorífico será realizada às 15 horas, nas dependências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em formato híbrido: presencial, para pessoas diretamente envolvidas com o ato solene, familiares e indicados pela homenageada; e virtual, com transmissão ao vivo e aberta, que poderá ser acompanhada pelo canal da UFABC no YouTube (http://youtube.com/ufabcvideos).

Para a docente homenageada, receber o título significa "uma expressiva honra, uma distinção em reconhecimento ao trabalho que desenvolvi e tenho desenvolvido como docente, pesquisadora e militante do movimento negro".

Trajetória
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é Professora Emérita da UFSCar. Licenciada em Letras, mestre em Planejamento da Educação, doutora em Ciências Humanas - Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professora Titular em Ensino Aprendizagem - Relações Étnico-Raciais, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, na condição de Professora Sênior. Integra, desde sua fundação, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas e da Unidade de Informação e Memória (UEIM), ambos da Universidade.

Entre 2002 e 2006 integrou a Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, sendo, nesta condição, relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP 3/2004). Tem sido professora visitante em distintas instituições no Brasil e no exterior, incluindo Estados Unidos (Stanford University, Fort Valley State University, Georgia State University etc.); no México (Universidad del Estado de Morelos); e na África do Sul (University of South Africa). Desenvolve pesquisa e tem publicações na área de Educação e Relações Étnico-Raciais.