Gisele Bicaletto - Publicado em 31-01-2022 13:00
Grupo oferece orientação sobre gestação, parto, amamentação e pós-parto
Inscrições são gratuitas entre 1º e 3 de fevereiro (Imagem: Reprodução)
Estará aberto, entre os dias 1º e 3 de fevereiro, o prazo para inscrição nas atividades do "Grupo Atendimento e Apoio à gestação, parto, amamentação e maternagem saudáveis (GestParidas)" da UFSCar. O grupo oferecerá encontros semanais, às terças-feiras, das 16h às 17h30, pelo Google Meet, abordando temas como gestação, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com recém-nascidos, parentalidade, exercícios físicos e prevenção de problemas na maternidade. A oportunidade é aberta a mulheres grávidas com até 30 semanas de gestação e seus familiares e a inscrição é gratuita.

O GestParidas é um projeto de extensão, coordenado pelas professoras Jamile Bussadori e Monika Wernet, do Departamento de Enfermagem (DEnf), e Alana Fornereto, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, e conta com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Psicologia da Universidade. Os encontros virtuais dão orientações para minimizar desconfortos comuns na gravidez; informações sobre pré-natal, tipos e local do parto, trabalho de parto e métodos de alívio da dor. Sobre o pós-parto, o grupo enfoca o puerpério, autocuidado, rede de apoio, orientações ergonômicas e volta ao trabalho. Há também trocas de experiências sobre amamentação e cuidados diários com o bebê, entre outros temas.

Além do grupo de gestante, a novidade é a oferta da roda pós-parto. Depois de as mulheres terem seus bebês, são convidadas a participar de um grupo com temáticas mais específicas sobre introdução alimentar, retorno ao trabalho, autocuidado, esgotamento físico e mental, sofrimento frente aos esforços de correspondência aos rótulos sociais imputados ao papel de mãe e aleitamento materno.

"Normalmente, a gestação e o pós-parto geram dúvidas e incertezas, que têm sido potencializadas pela pandemia. Assim, o grupo assume um importante papel de acolhimento, apoio e até de descontração... rimos muito nos encontros, mas, também, choramos nossas angústias, o que é fantástico e terapêutico! Além disso, oferecemos informações para que as mulheres e suas famílias façam escolhas conscientes", destaca Bussadori.

Estão sendo ofertadas 30 vagas e os interessados devem se inscrever entre 1º e 3 de fevereiro por este formulário eletrônico.

O grupo desenvolve essas atividades desde 2013 e, por conta da pandemia, os encontros passaram a ser virtuais. Mais informações sobre o GestParidas podem ser acessadas no Instagram.