João Eduardo Justi - Publicado em 01-02-2022 13:00
Estudante de Computação do Campus Sorocaba tem trabalho premiado
Evento reuniu profissionais e pesquisadores da Engenharia de Software (Imagem: Freepik)
Crismerlyn Pereira, estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, do Campus Sorocaba da UFSCar, ganhou o prêmio de melhor artigo na trilha de trabalhos de graduação, durante a V Escola Regional de Engenharia de Software (Eres 2021), que foi realizada no formato online entre os dias 1º e 3 de dezembro do ano passado.

O trabalho premiado - "Uso de quadros Kanban virtuais sob as lentes do DX: um estudo com profissionais de startups de software" - foi desenvolvido no escopo do projeto de Iniciação Científica da estudante, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sob a orientação da professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação (DComp-So), e em parceria com Angelica Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-So), ambas também do Campus de Sorocaba.

Durante seu projeto de Iniciação Científica, Crismerlyn Pereira entrevistou profissionais que trabalharam em times de software em startups, para investigar a experiência deles no uso de quadros Kanban virtuais. Os quadros Kanban são uma forma de gestão visual de projetos que permite às equipes visualizar melhor a sua carga e fluxo de trabalho.

De acordo com Luciana Zaina, os resultados revelaram que os participantes consideram que os quadros Kanban virtuais são essenciais para visualizar o trabalho do time e para garantir sentimentos de autonomia e confiança. "Contudo, os resultados também mostraram que nem sempre os profissionais possuem conhecimento sobre todos os recursos disponíveis na ferramenta, o que pode causar a sensação de que seu desempenho fica aquém do esperado", indica a orientadora.

Durante a premiação, foi destacada a qualidade do artigo quanto ao seu rigor científico e à clareza dos resultados, o que fez com que o estudo se sobressaísse entre os demais apresentados no evento. O Eres é uma iniciativa que reúne principalmente estudantes de graduação e promove diversas atividades com profissionais da área de Engenharia de Software.