João Eduardo Justi - Publicado em 03-02-2022 15:00
Vestibular Indígena 2022 recebe quase 3 mil inscritos
Data da prova foi alterada para 27 de março (Imagem: CCS)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 2.805 inscritos para o Vestibular Indígena 2022, primeiro ano da seleção unificada entre a UFSCar e a Unicamp para o ingresso de estudantes indígenas em diferentes cursos de graduação das duas universidades. As inscrições gratuitas foram encerradas no dia 20 de janeiro. A relação candidatos-vaga por curso e o número de inscritos por cidade de prova estão disponíveis na página eletrônica da Comvest, em www.comvest.unicamp.br.

Na UFSCar, essa é a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas; na Unicamp, a quarta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar oferece até duas vagas em 65 diferentes opções de cursos. Na última edição realizada de maneira separada, as universidades somaram 2.409 inscrições, sendo 1.697 na Unicamp e 712 na UFSCar.

Mudança na data da prova
A data da prova, inicialmente prevista para o dia 13 de março, foi alterada para o dia 27 de março, devido ao contexto da pandemia de Covid-19 e na expectativa de uma diminuição dos casos até o final do mês de março. A prova será aplicada de maneira presencial, em seis cidades do País: Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM). A cidade de Bauru não atingiu o número mínimo de 50 inscritos e, conforme previsto no edital do processo, não terá aplicação do exame. Os candidatos que haviam escolhido a cidade de Bauru deverão realizar a prova na cidade de Campinas.

A cidade com maior procura para realizar a prova é São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 933 candidatos. Tabatinga, também no Amazonas, é a segunda cidade com maior procura no Vestibular Indígena 2022, com 780 inscritos. A Comvest irá divulgar os endereços dos locais de exame no próximo dia 18 de fevereiro, na página eletrônica do Vestibular Indígena.

Em ambas as universidades, os cursos com maior demanda foram aqueles da área de Saúde/Biológicas. Na UFSCar, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia registraram as maiores demandas e, na Unicamp, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Farmácia foram os cursos mais procurados.

A prova será em Língua Portuguesa, composta por questões de múltipla escolha - Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); e Ciências Humanas (12 questões) - e por uma redação. O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar.

Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar também deverão realizar a prova de habilidades específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, até o dia 8 de fevereiro, pela página do Vestibular indígena 2022, no site da Comvest.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino, ou tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja), e não tenham cursado nenhum período do Ensino Médio na rede particular. Caso sejam aprovados no Vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.