Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 11-02-2022 13:00
Inscrições abertas para Pós-Graduação em Gestão Pública Inovativa
Inscrições abertas para Pós-Graduação em Gestão Pública Inovativa da UFSCar. Imagem: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Inovativa da UFSCar, destinado para formação especializada de servidores municipais, estaduais e federais que desejam atualizar suas práticas profissionais. Os estudantes vão poder conhecer o potencial que uma gerência transformadora pode ter e se qualificar para propor programas de estado nos mais diferentes contextos: saúde, educação, sustentabilidade, urbanismo, transportes, dentre outros.

Ao longo das aulas, a especialização capacita os pós-graduandos para que possam aprimorar a sua percepção da realidade social, identificar as demandas existentes e intervir em seus respectivos serviços por meio da aplicação das ferramentas de inovação e empreendedorismo. Além disso, os formandos estarão aptos para melhorar processos de comunicação e a interação entre o sistema público, a burocracia e outros setores. Os alunos ainda serão capacitados para propor, planejar e desenhar sistemas de gestão com perfil na solução de problemas.

Os módulos abordam participação social e planejamento público, empreendedorismo, tecnologias, cidades inteligentes, ferramentas de inovação, sustentabilidade, comunicação, transparência, orçamento e avaliação de oportunidades. A especialização, que é desenvolvida com o máximo de aplicabilidade das ferramentas e matérias aprendidas nas disciplinas teóricas, conta com uma grade curricular baseada em evidências científicas, pautada pela ética e com conteúdo sintonizado com as mudanças da sociedade. O curso tem 360 horas de carga horária total, distribuídas em 15 meses, com encontros remotos uma vez por semana.

Cada disciplina tem 36 horas, divididas em 10 horas dedicadas a aulas ou debates com docentes e/ou profissionais convidados, 10 horas para teoria e metodologia ativa e 16 horas dedicadas ao estudo do material disponibilizado em vídeos, artigos, capítulos, podcasts, dentre outros, e para atividades em grupo. Ainda em fóruns de discussão, os alunos debatem as atividades e soluções a desafios propostos, sempre com a supervisão dos professores e da equipe de suporte acadêmico.

Profissionais com as mais diversas formações em nível superior, que buscam se atualizar e trabalhar em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), podem participar. As aulas começam no final de março. O formulário de inscrições e mais informações, como disciplinas, professores e valor de investimento, podem ser encontrados na Plataforma Box UFSCar.