Denise Britto - Publicado em 18-02-2022 10:00
Xenofobia é tema de estreia de série de podcasts da UFSCar
Projeto do Labor lança três podcasts sobre temas diversos (Imagem: Reprodução)

A UFSCar lança, a partir do dia 22 de fevereiro, uma série de três podcasts sobre diferentes temas relacionados aos discursos contemporâneos. Os episódios, que abordam respectivamente xenofobia, Comissão da Verdade e fala pública feminina, são baseados em entrevistas e depoimentos de pesquisadores do campo da Análise do Discurso francesa, que se baseia nas contribuições de Michel Foucault e Michel Pêcheux para problematizar os discursos como manifestações de saber e poder nos diferentes tempos históricos. A proposta da série é discutir fenômenos da atualidade em perspectiva histórica.

Os podcasts - que poderão ser acessados no canal Motriz Mzb no YouTube - são resultado do projeto de extensão "Dialogia: diálogos contemporâneos", desenvolvido no Laboratório de Estudos do Discurso (Labor) e coordenado pelo professor Pedro Varoni, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar. Os episódios também serão divulgados em parceria com o portal do Observatório da Imprensa.

O primeiro episódio, "De onde vem os Bárbaros", será lançado no dia 22 de fevereiro e conta com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jocenilson Ribeiro, para falar de suas pesquisas sobre xenofobia. A relação entre hospitalidade e hostilidade, os diferentes fluxos de imigração, da mão de obra qualificada para atender demandas do mundo do trabalho aos refugiados, o medo do estrangeiro que sempre permeou a história e seu contexto atual são alguns dos temas do programa.

No segundo episódio - "Período ditatorial e a crítica do Presente" -, que será lançado no dia 1º de março, o pesquisador Israel de Sá, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), traça um paralelo entre os trabalhos da Comissão da Verdade no Brasil e em outros países da América Latina. Através do que denomina restos de ditadura, ele analisa como práticas autoritárias permanecem na sociedade brasileira atual, principalmente em ações policiais nas periferias e no tratamento dispensado aos indígenas.

O terceiro episódio tem como tema "A Fala Pública Feminina: entre o silenciamento e a resistência" e estará disponível a partir de 8 de março. Nele, a pesquisadora Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aborda as diferentes estratégias de calar a voz feminina no tempo histórico, procurando demonstrar como se dão as resistências na sociedade contemporânea.

O projeto "Dialogia: discursos contemporâneos" teve apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e do ITI (Informação, Tecnologia e Inovação), ambos da UFSCar. Os podcasts foram produzidos e gravados durante agosto e dezembro do ano passado, e editados e roteirizados por Rodolfo Magalhães, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística. A supervisão dos trabalhos foi de Vanice Sargentini, professora aposentada do DL. As alunas do curso de Bacharelado em Linguística, Kethillin Cristini da Motta Trepichio, Rafaela Aparecida da Silva e Alice Rios Carini de Lima, também contribuíram na produção de conteúdo.