Gisele Bicaletto - Publicado em 21-02-2022 09:00
Ebserh oferece bolsas do CNPq para o HU-UFSCar
Serão 10 bolsas no HU para graduandos da UFSCar (Foto: CCS-UFSCar)
O Programa de Iniciação Científica (PIC), voltado ao desenvolvimento de pesquisas para alunos de graduação e realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e pelo Ministério da Educação (MEC), será iniciado em março com a publicação dos primeiros editais. Serão concedidas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a estudantes de graduação de qualquer área que desenvolverem atividades de pesquisa científica nos hospitais universitários federais (HUF) vinculados à estatal. No Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) serão ofertadas 10 bolsas.

Trata-se do primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da Ebserh, fruto de uma parceria com o CNPq, que vai distribuir nacionalmente 320 bolsas para alunos de graduação. O PIC/Ebserh tem bolsas com duração de 12 meses no valor de R$ 400 mensais por aluno. No final do programa, haverá um evento para apresentação dos trabalhos realizados pelos bolsistas.

As publicações dos primeiros editais estão previstas para o início do próximo mês de março, o resultado oficial da seleção deve ser divulgado em abril e as bolsas serão concedidas a partir de maio deste ano. O total de recursos aportados pela Ebserh nessa primeira edição do programa foi de R$1,5 milhão e faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal para avançar ainda mais no campo do ensino e da pesquisa.

No HU-UFSCar
O Hospital abrirá edital para seleção de 10 bolsas direcionadas a alunos da graduação da Universidade vinculados a projetos desenvolvidos no HU-UFSCar. A abertura do edital está prevista para a primeira semana de março. Para Renata Pedrolongo Basso Vanelli, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU, o programa de iniciação científica é importante pois estimula o desenvolvimento da pesquisa científica no HU-UFSCar. "Ele promove o contato do estudante de graduação com técnicas e métodos científicos, contribuindo para sua formação e podendo despertar interesse em ingressos futuros em programas de pós-graduação", relata.

Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.