João Eduardo Justi - Publicado em 23-03-2022 09:00
Livro analisa implantação de estágios supervisionados em Psicologia
Obra é de autoria de doutoranda da UFSCar (Imagem: Reprodução)
Jociane Marthendal Oliveira Santos, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So), do Campus Sorocaba da UFSCar, está lançando, neste primeiro semestre de 2022, o livro "O estágio curricular supervisionado em cursos de graduação de Psicologia: avaliação sobre a implementação da política". A obra é fruto de sua dissertação de mestrado concluída em 2020 também no PPGEd-So, sob a orientação do professor Paulo Gomes Lima, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da Instituição.

De acordo com a autora, a pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de implementação dos estágios curriculares supervisionados (ECS) nos cursos de graduação em Psicologia, após a chamada Lei do Estágio nº 11788/2008, considerando a visão de coordenadores e professores supervisores de estágios das instituições selecionadas.

Para que o objetivo principal do estudo pudesse ser alcançado, a autora buscou: contextualizar o estágio curricular supervisionado no Brasil; descrever o processo de introdução de estágio curricular nos cursos de Psicologia no País; compreender a dimensão das políticas de estágio curricular supervisionado, à luz da abordagem do ciclo de políticas; e discutir as alterações predominantes quanto à organização e oferta dos ECS em Psicologia nas instituições selecionadas, a partir das devolutivas dos respondentes (coordenadores e supervisores).

Além do levantamento bibliográfico, Jociane Santos realizou entrevistas com coordenadores e professores supervisores de estágios de quatro universidades diferentes, alguns com mais de 30 anos de atuação em cursos de Psicologia e outros ainda em início de carreira, para que as opiniões sobre os estágios como uma política educacional pudessem ser comparadas.

A partir das falas dos entrevistados, foi possível identificar que, embora as mudanças curriculares tenham sido benéficas, tornando os estudantes mais ativos, houve resistência e atraso na substituição do currículo mínimo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); continuação do currículo mínimo nos novos currículos após as DCNs; e diminuição das horas de estágio e de aulas teóricas em algumas disciplinas; e diminuição de supervisão. "Em relação à aplicação da Lei nº 11788/2008, foram encontrados grupos maiores de supervisão do que o recomendado e o não acompanhamento de estagiários pelos professores", afirma a pesquisadora.

Segundo Santos, os resultados contribuem para uma análise sobre a formação do psicólogo no Brasil e apresenta os caminhos percorridos pelo Ensino Superior brasileiro, mais especificamente pelas graduações em Psicologia. "A pesquisa apresenta as problematizações que transversalizam os estágios de Psicologia, as modificações na legislação e os regimentos que acompanham os movimentos globais do capitalismo, requerendo da estrutura educacional brasileira estratégias no atendimento às demandas sociais e, por outro lado, às demandas do mercado a partir do ideário neoliberal. É nesta relação conflituosa entre a formação ética e as demandas advindas do capital que o estágio se torna o cerne para a investigação e a análise do processo de formação na Educação Superior", destaca a autora.

Outras contribuições
Como resposta aos resultados encontrados na pesquisa, Jociane Santos está lançando um segundo livro. Intitulada "O lugar dos pais no tratamento clínico com crianças", a obra é um manual para estudantes e psicólogos iniciantes em práticas clínicas com crianças. "Nela, apresento uma proposta de trabalho a ser realizada com os estudantes, com o diferencial de disponibilizar fragmentos de dois casos, para análises que podem ser feitas em sala de aula", conclui.

Os dois livros foram publicados pela Editora CRV e já estão disponíveis para compra no site www.editoracrv.com.br.