João Eduardo Justi - Publicado em 06-06-2022 15:00
Campus Lagoa do Sino recebe seus estudantes com programação especial
Estudantes lotam auditório durante recepção, no Campus Lagoa do Sino (Foto: Tiago Santi)

"Chega de saudade... A realidade é que sem ele(s) não há paz, não há beleza... É só tristeza e a melancolia que não sai de mim"*. Ah, como ficaram tristes os campi universitários da UFSCar durante os últimos dois anos e meio, sem a vida que vibrava em cada estudante; tristes e absolutamente convencidos de que a Universidade só está completa quando pulsa na presença de cada um de seus membros e quando cintila nos encontros e nas trocas que ainda nenhuma tecnologia foi capaz de simular por completo.

30 de maio de 2022. E essa tristeza, enfim, começou a desaparecer; a paz - a alegria e a beleza que ela carrega consigo -, finalmente, começaram a ganhar os espaços, com o retorno de todos os estudantes de graduação da UFSCar, que ficaram distantes das atividades acadêmicas presenciais desde o mês de março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. Aquela tal melancolia, então, pôde dar lugar à satisfação de cada reencontro.

E, chega de saudade! No Campus Lagoa do Sino, os estudantes foram recepcionados com atividades presenciais, como apresentações institucionais e das coordenações dos cursos, bate-papo com professores, tour pelo Campus e pela Fazenda Escola Lagoa do Sino, entre muitas outras.

Para receber a comunidade universitária, o Campus passou por adequações nos espaços físicos, visando garantir segurança e tranquilidade aos estudantes e servidores na retomada das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com Alberto Luciano Carmassi, Diretor do Campus, "os espaços que estavam apagados voltaram a ter vida e cor com a chegada dos graduandos, foi uma experiência única tê-los de volta".

De acordo com Carmassi, logo na segunda-feira, 30 de maio, o primeiro dia da recepção, foi possível observar a alegria e a disposição no olhar dos alunos, "ver o encantamento de cada um conhecendo ou reencontrando a Universidade foi muito marcante". O professor José Augusto de Oliveira David, do Centro de Ciências da Natureza (CCN), compartilha da mesma emoção: "Foi muito bom ver o Campus cheio outra vez, ver o entusiasmo dos alunos... É essa energia dos estudantes que dá o combustível para o trabalho dos docentes e técnico-administrativos".

Para a estudante Fernanda Thais Fernandes do Nascimento, do curso de Ciências Biológicas, os reencontros foram muito especiais. "Foi muito bom rever os colegas depois de tanto tempo", afirma. "Eu estava com muita saudade da natureza, da experiência universitária presencial! Espero que o ano seja muito proveitoso, um ano de muitas realizações. É muito bom estar de volta", completa a aluna.

A retomada efetiva das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão empolga docentes e alunos, mas também gera ansiedade. "Espero que o trabalho presencial dê um novo fôlego para toda a comunidade acadêmica, um recomeço depois desses anos tão difíceis. Mas será um período que vai demandar muito cuidado e atenção, pois ainda estamos com o coronavírus circulando, então, precisamos do compromisso de todas as pessoas diante das medidas de biossegurança", destaca o professor. O Diretor do Campus complementa: "Queremos realizar o trabalho de forma presencial com ainda mais dedicação, além de aproveitar a experiência que adquirimos com o uso das tecnologias de comunicação, para seguirmos avançando na produção do conhecimento, na formação de profissionais e cidadãos e no desenvolvimento da nossa região".

Nos quatro campi da UFSCar, programações especiais foram montadas para receber todos os estudantes, entre as atividades, destaque para a Aula Magna virtual - "Ciência, Sonho e Construção de Futuro" -, que foi ministrada aos graduandos, por Sidarta Ribeiro, Professor Titular de Neurociências, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro semestre letivo inteiramente presencial começou no dia 30 de maio e seguirá até o dia 1º de outubro.

*Trecho da canção "Chega de Saudade", composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no final dos anos de 1950.