João Eduardo Justi - Publicado em 18-07-2022 13:00
Estudantes do Campus Lagoa do Sino promovem ação solidária
Estudantes arrecadam mantimentos para instituições beneficentes (Imagem: DeACE-LS)

A partir do tão esperado retorno às atividades presenciais na UFSCar, o Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis do Campus Lagoa do Sino (DeACE-LS) desenvolveu uma ação solidária que visou colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Liga de Combate ao Câncer "Zenaide Campos" e pela Casa de Repouso "Nova Família", ambas na cidade de Campina do Monte Alegre.

A arrecadação de mantimentos contou com ampla participação de calouros, veteranos, servidores e, especialmente, de entidades estudantis, como os centros acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, de Engenharia Ambiental e de Administração, assim como da Bateria Comando Federal e da Associação Atlética Acadêmica de Lagoa do Sino.

As doações, que foram entregues no dia 26 de junho, compreenderam itens alinhados com as demandas das instituições atendidas, como alimentos, sucos, artigos de higiene pessoal e fraldas geriátricas. A estudante Gabriela Ferezini, presidente do centro acadêmico do curso de Ciências Biológicas (CABio), destaca que "saber que podemos ajudar outras pessoas é muito gratificante e nos traz muita alegria!".

Segundo Tânia Camargo, assistente social da Casa de Repouso "Nova Família", o sentimento é de gratidão: "Somos muito gratos. Essa ação solidária da comunidade da UFSCar é fundamental para que possamos desenvolver o nosso trabalho com qualidade e nos ajuda a promover dignidade aos idosos que aqui residem".

Já Irene Donizete Machado de Albuquerque, presidente da Liga de Combate ao Câncer "Zenaide Campos" - que, atualmente, acompanha cerca de 50 pessoas na Cidade de Campina do Monte Alegre - também agradeceu o trabalho beneficente dos estudantes que colaborou muito com o suporte que é oferecido gratuitamente pela Liga a pacientes com câncer.

De acordo com os promotores dessa "corrente do bem", tais ações "fortalecem a pactuação realizada com o doador da fazenda em que hoje se encontra o Campus Lagoa do Sino da UFSCar, Raduan Nassar, direcionando a presença da Universidade para o fortalecimento do território".