Denise Britto - Publicado em 26-10-2022 10:30
UFSCar inicia elaboração de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
Roberta Sanches apresenta objetivos do Plano em reunião online (Foto: Acervo)

No último dia 5 de outubro, foi realizada a primeira reunião ordinária para a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) da UFSCar. O Plano tem como objetivo o planejamento das ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos nos quatro campi da Instituição, numa iniciativa da Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), em suporte à Reitoria da Universidade.

"O Plano vai ao encontro da preocupação permanente com a integração da rede de sustentabilidade da Universidade em suas esferas administrativa, de ensino, pesquisa e extensão. É uma iniciativa de planejamento bienal, revisado após esse período para adequações e ajustes que se fizerem necessários", explica Roberta Sanches, Coordenadora de Planejamento e Gestão Ambiental da SGAS.

"Ressaltamos a importância que há no envolvimento da comunidade UFSCar na construção participativa deste Plano de Resíduos Sólidos, uma vez que este guiará o planejamento ambiental das ações que serão empreendidas pela Universidade nos próximos anos, incluindo a orçamentação e o direcionamento de recursos financeiros para a retirada dos resíduos", destacou Sanches. "Com a participação coletiva, por meio da disponibilização de informações e participação ativa da comunidade na estruturação dos planos e programas a serem propostos no PGRS, será possível elaborar um documento que retrate a realidade da UFSCar e que possibilite a estruturação de práticas que resultem em uma gestão eficiente dos resíduos sólidos na Instituição".

O PGRS possibilitará um diagnóstico inicial com a geração de um mapeamento global multicampi relativo à geração de resíduos. Essa etapa será a base para a estruturação de um prognóstico, com a proposição de planos de ações, geração de indicadores de monitoramento e controle, programas de educação ambiental para redução e recuperação de resíduos (quando for o caso), entre outras ações.

Histórico
Para que fosse possível operacionalizar a construção participativa do documento junto à comunidade universitária, foi estruturado um Grupo de Trabalho (GT), formalizado pela Portaria GR Nº 5878/2022, composto por representantes multicampi estratégicos, cuja função será atuar como agentes facilitadores no processo.

Em 30 de setembro de 2022, foi iniciado um levantamento de dados sobre a situação ambiental dos campi da UFSCar, por meio de formulários para identificação preliminar das características de cada campus, no que tange aos segmentos água, esgoto/águas residuárias, áreas verdes, energia, educação ambiental e resíduos sólidos. "Este levantamento inicial possibilitará uma caracterização da situação ambiental de cada campus. A partir dos indicadores gerados, serão estabelecidos os cenários detalhados de cada unidade, considerando suas particularidades pontuais, a exemplo de passivos ambientais, ações empreendidas, demandas setoriais, entre outras", explica Sanches.

A próxima reunião está prevista para acontecer na primeira quinzena de novembro, quando será apresentado, para aprovação do Grupo de Trabalho, o próximo instrumento de coleta de dados a ser encaminhado aos potenciais geradores de resíduos, para solicitar informações sobre o atual processo de gerenciamento desses resíduos pelas unidades. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sgas@ufscar.br.