Gisele Bicaletto - Publicado em 02-03-2023 08:00
Grupo promove ações com agentes de endemias de São Carlos
Quarenta agentes participaram das atividades práticas e teóricas da TaTO Jr. (Arte: Mauricio Xavier)

Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) que atuam na cidade de São Carlos participaram de uma série de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. A ação, ofertada a cerca de 40 servidores, entre setembro e dezembro de 2022, foi realizada por meio de uma parceria entre a Empresa Júnior de Terapia Ocupacional (TaTO Jr.) da UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC), por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas.

Luciana Agnelli, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e orientadora da empresa júnior desde a sua fundação, conta que a proposta do projeto surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Prefeitura no âmbito do Programa Bem-Estar e Saúde do Servidor. A TaTO Jr. já havia participado da oferta do Programa em 2021, com outros grupos de servidores municipais. O projeto atual envolveu ações teóricas e práticas de educação em saúde destinadas ao grupo de profissionais que atua na vigilância e no controle de doenças endêmicas, realizando visitas e vistorias em diferentes locais na cidade e promovendo campanhas de prevenção e alerta à população. "Esse grupo tem uma rotina de trabalho difícil. Eles andam bastante, ficam expostos ao sol e lidam com imprevistos diversos no território", relata a professora da UFSCar.

Luciana Agnelli explica também que "foi a partir da compreensão da dinâmica de trabalho dos servidores que a equipe da TaTO Jr. elaborou o projeto, cujas atividades foram voltadas para a promoção do autocuidado, especialmente os cuidados com o corpo, uma das principais demandas apresentadas pelo grupo de participantes".

As atividades promovidas envolveram ações teóricas e práticas, abordando a importância do autocuidado; características do sistema musculoesquelético, práticas corporais de promoção de saúde e bem-estar, oficina de automassagem e de alongamento, dentre outras. Josenil Cunha, agente que participou das atividades, aponta benefícios dos encontros. "Ajudam a sair da realidade e melhora nosso processo de dor e adoecimento perante à exaustão física que a gente vive", relata.

Aline Santezi, Chefe da Seção de Acompanhamento da Saúde do Servidor, aponta que a parceria com a TaTO Jr. tem sido positiva para a saúde dos participantes. "As doenças osteomusculares são o principal motivo de adoecimento dos servidores da Prefeitura e a parceria com a TaTO Jr. tem sido importante porque esses trabalhadores gostam dos encontros, se sentem cuidados, olhados e recebem orientações de autocuidado nos aspectos físico, emocional e mental", reforça.

O Na Pauta - Notícia desta semana foi conferir como esses encontros aconteceram e apresenta entrevista com vários integrantes dessa parceria. Confira a íntegra da matéria no canal UFSCar Oficial no YouTube.

TaTO Jr.
A empresa júnior de Terapia Ocupacional da UFSCar foi fundada em 2018 e presta serviços de consultoria, assessoramento, capacitação e/ou desenvolvimento, relacionados à Terapia Ocupacional (TO), com projetos em andamento nas áreas de acessibilidade, inclusão escolar, tecnologia assistiva, autocuidado, saúde do trabalhador, além da organização de eventos e de outros produtos elaborados a partir das necessidades dos clientes. De acordo com a meta e visão da empresa, pretende-se divulgar e ampliar as ações da TO, de forma a gerar mudanças na comunidade, ao mesmo tempo em que se criam oportunidades para a experimentação da prática profissional e de gestão para os estudantes de graduação, favorecendo também o empreendedorismo universitário. Os estudantes são os protagonistas dos planos e ações, amparados pela orientação direta de um docente. Interessados podem fazer contato pelo e-mail tatojrufscar@gmail.com.