Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 07-03-2023 08:00
EdUFSCar completa 30 anos de história, em 2023
EdUFSCar completa 30 anos de história, em 2023. Imagens: Divulgação
Com as primeiras publicações feitas 1993, a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) comemora o seu 30° aniversário neste ano. Seu primeiro catálogo, elaborado em 1995, era composto por 14 títulos. Atualmente, já são mais de 550 livros publicados e 6 Prêmios Jabuti conquistados. As publicações produzidas trazem temas de diversas áreas do conhecimento e são escritas, em grande parte, por docentes da Universidade, disseminando não somente conteúdos acadêmicos, mas há também materiais de profissionais de fora da instituição.

Segundo o diretor da EdUFSCar, Wilson Alvez-Bezerra, o intuito da editora é preservar e colocar em circulação o conhecimento produzido dentro e fora da Universidade "Hoje nós temos um catálogo que mostra todo o conhecimento produzido pela sociedade, que vai além da Universidade. Nosso objetivo é produzir livros de qualidade e deixá-los acessíveis à comunidade, pensando desde o preço até a forma como esse conteúdo vai ser disponibilizado", explica.

Atualmente, a equipe da EdUFSCar trabalha para digitalizar seu acervo e manter o material produzido há 30 anos disponível para a população. "Esse momento tem um desafio importante: a ocupação da Editora no universo digital. A gente tem transformado o nosso acervo em e-book, então desses 550 livros que a gente já lançou, 82, neste momento, estão disponíveis como e-books comerciais. É um momento de renovação e avanço tecnológico", afirma Alvez-Bezerra.

As obras da EdUFSCar podem ser encontradas em www.editora.ufscar.br e também na Livraria da EdUFSCar, localizada no Campus São Carlos da Universidade. São mais de 5 mil títulos. Além de livros do próprio acervo, também são comercializadas obras de outras editoras, universitárias e comerciais.

ENTREVISTA
Para contar um pouco da história da EdUFSCar, falar dos projetos em andamento e das expectativas futuras, Wilson Alvez-Bezerra participou do "Na Pauta- Entrevista" desta semana, que está disponível no Canal Oficial da UFSCar no Youtube. Confira.