Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 04-04-2023 08:00
UFSCar recebe estudantes estrangeiros para Pós-Graduação
UFSCar recebe estudantes estrangeiros para Pós-Graduação. Imagem: Divulgação

A UFSCar recebe, anualmente, estudantes de nacionalidades diferentes, inscritos e aprovados no programa de pós-graduação da Universidade. Recentemente, 22 estrangeiros foram selecionados, por meio do GCub - Mob, do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, do qual a Instituição faz parte e irão desenvolver pesquisas nos campi São Carlos, Araras e Sorocaba.

De acordo com Márcio Weber Paixão, Secretário Geral de Relações Internacionais da UFSCar, o intercâmbio é fundamental para o processo de internacionalização do conhecimento. Temos a mobilidade outgoing, quando os nossos estudantes vão desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no exterior, e a mobilidade incoming, quando pesquisadores vêm até a UFSCar, trazendo toda a bagagem cultural e de vivência de outros lugares e universidades", explica.

Entre os países de origem dos recém chegados estudantes da pós-graduação, estão: Haiti, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Colômbia e Timor-Leste. Para a aquisição da língua portuguesa e desenvolvimento linguístico, a UFSCar oferece aulas de português como língua estrangeira através do Instituto de Línguas (IL) da Universidade. Luiz André Neves de Brito, diretor do IL, conta que o acolhimento e o suporte linguístico são essenciais para o aprendizado. "Nós temos a oferta destes cursos, à distância, duas vezes por ano. Portanto, o estudante pode se matricular assim que entrar na Universidade", conclui.

Para saber mais sobre a chegada dos estudantes na Universidade, confira a reportagem no "Na Pauta-Notícia", no canal UFSCar Oficial no Youtube e nas redes sociais.