Gisele Bicaletto - Publicado em 10-04-2023 08:30
Pesquisa oferece tratamento para idosos com dor lombar
Tratamento é gratuito e interessados podem entrar em contato até o final do ano (Foto: cartaz)
Uma pesquisa de doutorado está oferecendo teleatendimento para idosos de todo o Brasil que tenham dor lombar crônica. O estudo, realizado pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da UFSCar e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), do Rio de Janeiro, é desenvolvido pela doutoranda em Ciências da Reabilitação da Unisuam Jessica Fernandez, sob orientação de Ney Meziat, docente do centro universitário, e Karina Gramani Say, professora do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar.

A dor lombar crônica é um problema de saúde pública que acomete milhões de indivíduos em todo mundo e é uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. De acordo com a pesquisadora, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia da Terapia Cognitivo Funcional (TCF) comparada ao Pilates, que já se mostrou eficaz em outros estudos. A TCF é uma abordagem biopsicossocial que possui um raciocínio clínico que considera a interação de múltiplos fatores (físicos, cognitivos, emocionais, sociais e de estilo de vida) e seu principal foco é restaurar a função e diminuir incapacidade e dor relacionadas à coluna lombar.

Durante a pandemia de Covid-19, em foi necessário um período de isolamento social, a modalidade de teleatendimento tornou-se popular, porém, há poucas pesquisas até o presente momento. A expectativa da pesquisa é que a possibilidade de ofertar cuidado por teleatendimento em grupo para idosos portadores de dor lombar crônica possa ser replicada em outros domínios, como, por exemplo, em serviços de saúde pública.

Para realizar o estudo, estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, a partir de 65 anos, que tenham dor localizada na região lombar há mais de três meses e que tenham acesso à Internet. Os atendimentos são realizados uma vez na semana, através da plataforma Zoom, com duração de uma hora, em grupos de cinco participantes, sendo no mínimo de seis sessões e no máximo de 10 sessões. Interessados em participar da pesquisa podem ser de qualquer região do Brasil e devem se inscrever por este formulário eletrônico. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unisuam (Número: 5.098.160).