Denise Britto - Publicado em 21-09-2023 10:00
Universitárias estrangeiras com altas habilidades são tema de estudo
Pesquisa convida voluntárias para responderem questionário online (Foto: UFSCar)

Uma pesquisa na área de Educação Especial da UFSCar está mapeando estudantes estrangeiras com altas capacidades no contexto do Ensino Superior e, para isso, está convidando voluntárias para participação online. O objetivo é indicar altas capacidades em estudantes estrangeiras e analisar como se dá o contexto emocional dessas mulheres no Ensino Superior, assim como conhecer as suas características, suas dificuldades e/ou facilidades e áreas de interesse.

"Altas capacidades ou altas habilidades ou superdotação (termo nomeado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) são potenciais acima da média apresentáveis pelas pessoas em uma área ou duas ou três combinadas. As áreas são: inteligência geral; acadêmica; liderança; criatividade; artística; psicomotricidade", explica Rosemeire de Araújo Rangni, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenadora do estudo.

A pesquisa, intitulada "Altas Capacidades: identificação e contexto emocional de estudantes estrangeiras de uma universidade federal", é desenvolvida pela doutoranda Ana Paula Santos de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, e tem apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como participar
A participação na pesquisa tem caráter voluntário e qualquer estudante estrangeira da graduação ou pós-graduação está apta a responder. Para participar, é preciso acessar, primeiramente, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que está disponível em dois idiomas: em Português ou em Inglês, e depois seguir para o questionário, também disponível nos dois idiomas: Português ou Inglês. O tempo para resposta é cerca de 17 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas, via e-mail, com a pesquisadora Ana Paula Oliveira (anapaulasantosoliveira@estudante.ufscar.br) ou com a professora Rosemeire Rangni (rose.rangni@ufscar.br). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 52922721.1.0000.5504).