Analice Gaspar Garcia - Publicado em 21-05-2024 17:20
UFSCar sedia Seminário e reunião do Conselho Pleno da Andifes
Seimário será realizado no dia 22 de maio com transmissão no canal oficial da Andifes no YouTube
A UFSCar sedia, nesta quarta e quinta-feira, o seminário e a reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento acontece no momento em que a Andifes celebra seus 35 anos de fundação.

Com o tema "O Papel Estratégico das Universidades Federais para o Brasil", o seminário contará com duas mesas.  "A importância da ciência e das universidades federais para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos: o exemplo da tragédia do Rio Grande do Sul", é o nome da primeira mesa, às 14 horas, que será mediada pela Reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, com a participação dos convidados, Carlos André Bulhões mendes, Reitor da UFRGS, Elisa Helena Leão Fernandes (FURG), Coordenadora Científica do Programa de Monitoramento Ambiental Continuado do Porto do Rio Grande (RS), e Vagner Anabor (UFSM), pesquisador em Meteorologia.

Com o título "Modelos de financiamento para as universidades federais brasileiras cumprirem o seu papel estratégico", a segunda mesa será às 16 horas, com mediação da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. Falam sobre o tema, Marcus Vinícius David, Ex-Reitor da UFJF e Fernando Sarti, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp. As mesas serão transmitidas ao vivo no canal oficial da Andifes no YouTube.

Além do seminário, a UFSCar sedia a 199ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes que irá abordar, dentre outros assuntos, a colaboração das universidades para a realização de pesquisa do perfil socioeconômico da juventude brasileira; informes sobre as ações das universidades federais em socorro à população do Rio Grande do Sul e sobre a tramitação do Projeto de Lei do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Congresso Nacional.

A Reitora da UnB e presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura, disse que a escolha pela UFSCar para sediar o evento se dá pela atuação histórica da Universidade na associação, que já teve três ex-reitores como presidentes da Andifes, com destaque para o trabalho atual da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, na associação como coordenadora da Região Sudeste no Diretório Nacional, e vice-presidente da Comissão de Autonomia, que trabalhou pela aprovação da mudança da lei de nomeação de reitores.

Com relação à programação, a presidente da Andifes destaca o debate sobre a importância da atuação das universidades frente a temas como a emergência climática, e sobre a  tramitação do Projeto de Lei do PNAES, um tema de grande interesse das Universidades Federais.
Para a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, sediar o encontro da Andifes é importante para a UFSCar, pois celebra o processo de reconstrução de uma participação ativa da Universidade na associação, junto com os reitores e reitoras das instituições federais de Ensino Superior.

"Temos uma presença e atuação histórica na Andifes: três de nossos ex-reitores foram presidentes da associação e, ao sermos escolhidas para sediar este encontro, fica evidente a relevância da participação ativa da UFSCar nos diferentes espaços da associação nos últimos anos. Destaco, sobretudo, a busca pela recomposição orçamentária. Neste encontro, um dos temas abordados será justamente este, o modelo de financiamento das universidades, para que possam ter autonomia financeira e cumprir o seu papel estratégico", disse a Reitora.