Agnes Arato - Publicado em 17-09-2024 17:00
UMMA lança documentário sobre Departamento de Produção Gráfica
Os servidores Wilson Alves Cardoso e José dos Santos Sartori
Em tempos de abundância de informação, disponível online 24 horas por dia, tarefas como xerocar um livro de outra forma pouco acessível (pela disponibilidade ou pelo preço) e controlar o número de cópias (para posterior pagamento de direitos autorais) parecem pertencentes a um passado distante; mas há alguns anos atrás essa era uma das principais funções do Departamento de Produção Gráfica da UFSCar, que é o tema do mais recente episódio da série documental Histórias da UFSCar, produzida pela Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar, a UMMA.

No documentário, disponível no YouTube, José dos Santos Sertori, que atua na Universidade desde 1975, e Wilson Roberto Alves Cardoso, servidor da gráfica desde 1978, recordam a história do departamento e trazem casos peculiares sobre este serviço que foi profundamente afetado pelas mudanças tecnológicas das últimas décadas.

O filme tem direção e produção de Claudia de Moraes Barros Ramalho, diretora da UMMA, e colaboração das servidoras Siomara Mello de Almeida Prado (UMMA) e Ligia Maria Silva e Souza, (ex-diretora do SIBi e que também participa da produção do Programa "Histórias da UFSCar" da rádio UFSCar). A gravação e a edição foram feitas por Harpia Rebolo da Costa, estudante de Imagem e Som, e por Luis Filipy Parmezani, bolsista PIAPE. Mariana Alves Bonfim colaborou na organização de material fotográfico para o documentário e Gabriel Rodrigues da Silva foi o responsável pela disponibilização do documentário. Ambos são bolsistas PIAPE. A produção deste documentário foi possível por meio do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), e do apoio do Departamento de Ciência da Informação (DCI).

O documentário está disponível no canal da UMMA no YouTube. Clique aqui para conferir.