Analice Gaspar Garcia - Publicado em 20-09-2024 15:34
ConsUni homologa resultado da pesquisa eleitoral para a Reitoria
Na reunião também foram apresentados os relatórios do processo eleitoral
O Conselho Universitário (ConsUni), em reunião realizada no último dia 13 de setembro, homologou o resultado da pesquisa eleitoral para a sucessão à Reitoria para o período 2025-2029 que, diante do período de votação para a escolha entre duas chapas concorrentes entre os dias 2 e 5 de setembro, elegeu a Chapa 1 - Ser UFSCar para a próxima gestão da UFSCar, com 80,121% no índice de totalização dos votos. A Chapa 2 - Diálogo e Ação obteve o percentual de 19,879%.

O presidente da Comissão Eleitoral, Celso Conti, apresentou o relatório da Comissão Eleitoral sobre todo o processo da pesquisa eleitoral.  "O processo transcorreu de forma bastante tranquila, e com base nas normas estabelecidas pelo ConsUni para a Pesquisa Eleitoral. Além dessas normas oficiais, ainda foram criadas, em comum acordo entre a Comissão e as chapas concorrentes, regras específicas, como as do debate entre as candidaturas. Parabenizo todas as pessoas envolvidas pela condução do processo, com base nas normas e também no diálogo para a construção dos acordos, de forma transparente e democrática", disse Conti.

Também foi apresentado, pelo dirigente da Secretaria Geral de Informática (SIn), Erick Melo, o relatório técnico, referente à operacionalização do processo. O relatório aponta que a SIn não recebeu relatos de inconsistência relacionados à realização de procedimentos de auditoria de cédulas ou de verificação independente da apuração. Também não foram registradas denúncia ou reclamação de eleitor indicando que tenha recebido e-mail com a confirmação de depósito indevido de voto, bem como quanto a falhas no processo de apuração ou a rastreadores de cédula ausentes no cômputo dos votos da apuração. Os relatórios estão disponíveis na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).

Ao final da reunião, a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, eleita para o próximo ciclo de gestão, parabenizou e enalteceu o papel do Conselho Universitário pela liderança no processo da consulta eleitoral, que coloca a UFSCar como modelo, ao aderir ao uso do Sistema de Votação Eletrônica (SVE), Helios Voting, que torna o processo mais acessível e participativo, protegido e transparente, consolidando esse sistema adotado pela UFSCar. "Agradeço à comunidade UFSCar, que nos apoiou neste processo e nos elegeu, e também saúdo a Chapa 2 - Diálogo e Ação pelo processo limpo e democrático, ganhamos todos e todas com isso", disse a Reitora.