Notícia

Denise Britto - Publicado em 06-12-2024 10:05
UFSCar participa de ação para difundir a ciência com acessibilidade
Prof. Leonardo (à esq.) com pesquisadores em evento do SciELO 25 anos (Foto: Carla Formanek)
Prof. Leonardo (à esq.) com pesquisadores em evento do SciELO 25 anos (Foto: Carla Formanek)

Quais estratégias podem tornar os conteúdos científicos digitais mais acessíveis do ponto de vista informacional e comunicacional? Essa foi a questão central do SciELO - a maior biblioteca científica online - ao instituir, em 2020, o Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade (link externo), em cooperação com o Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade (GP-Idea) da UFSCar.

A ideia teve início no dia 2 de maio de 2020, a partir de uma mensagem de e-mail de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar com deficiência visual enviada ao professor Leonardo Santos Amâncio Cabral, coordenador do GP-Idea, vinculado ao Programa. Na mensagem, Luisa de Souza Leão Almeida relatou: "Reparei que grande parte dos artigos, inclusive aqueles que discutem temas relacionados à inclusão, têm gráficos e tabelas em formato de imagem, ou seja, não acessíveis. Fiquei refletindo que, na universidade, acabamos fazendo a transposição de diversos materiais para formatos acessíveis. Precisávamos, enquanto coletividade, começar a produzir materiais acessíveis desde o início." 

Foi a partir dessa mensagem que o GP-Idea entrou em contato com a presidência do SciELO. "Pedindo autorização a ela", contou o professor da UFSCar, "compartilhei sua (nossa) inquietação com o presidente do SciELO, Abel Packer, que prontamente se abriu ao diálogo para a demanda. Desde então, o grupo foi oficialmente instituído, atendendo hoje pelo nome SciELO Acessibilidade".

Após a formação do GTI SciELO Acessibilidade, as demandas dos usuários em relação à acessibilidade na plataforma foram relatadas no primeiro comunicado do SciELO Acessibilidade de 2020 (link externo): "nossos usuários com deficiências e/ou idosos, têm indicado algumas inadequações tecnológicas nas configurações de leiaute dos sites, das coleções e dos periódicos da rede e dos campos de busca em: suas disposições, formatos de arquivo (figuras, gráficos, tabelas), tipos e tamanho das fontes e, até mesmo, nas estruturas dos textos acadêmico-científicos."

Um dos frutos foi o novo site, mais acessível, do SciELO Brasil - www.scielo.br (link externo) -, que entrou no ar no dia 4 de dezembro, "sem dúvida, um salto gigantesco na história do SciELO", segundo os organizadores da nova plataforma.

Quem se beneficia?
De acordo com Leonardo Cabral, todos se beneficiam com essas políticas e produtos acessíveis. "Não se trata apenas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Estamos falando de populações constituídas por pessoas idosas, com diferenças linguísticas e níveis diversos de letramento digital e funcional que impactam diretamente no acesso à informação e, consequentemente, na garantia de sua cidadania".

Para ele, "o compromisso com a democratização do conhecimento comunicado com acessibilidade por meio de periódicos científicos é um direito constitucional de acesso à informação e comunicação previsto nacionalmente, com respaldo internacional". "Defendemos que a ciência seja desenvolvida para o avanço das diversas realidades das sociedades", comenta o professor da UFSCar. "Assim, o ideal é que todas as pessoas da sociedade possam compreender a aplicabilidade dos avanços da ciência em suas respectivas realidades diárias".

Para que isso ocorra, segundo ele, é importante que essas ações dialoguem com os preceitos da "Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência" (Unesco, 2006 - link externo), o "Tratado de Marrakesh" (Unesco, 2013 - link externo), a "Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" (ONU, 2015 - link externo) e os parâmetros determinados pela "Web Accessibility Initiative" (WAI/W3C - link externo).

Reuniões e ampliação de parcerias
De maio de 2020 a 2024, o grupo de trabalho se reuniu, a cada quinze dias, ininterruptamente, em reuniões online, às segundas-feiras, das 10 às 11 horas.

Para o quadriênio 2025-2028, o compromisso coletivo foi oficialmente reafirmado por meio da Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (link externo).

Além disso, a parceria foi ampliada: "de 2020 a 2023, as ações eram implantadas apenas pelo SciELO e pelo GP-Idea/UFSCar. Em 2024, em decorrência do evento SciELO 25 Anos, realizado em setembro de 2023, ampliamos a equipe e já estamos colhendo excelentes resultados na perspectiva da interdisciplinaridade e interinstitucionalidade", conta o professor da UFSCar. 

Confira os integrantes do GTI SciELO Acessibilidade (link externo).

Avanços
Além do lançamento do site do SciELO, mais acessível, entre os avanços para o primeiro quadriênio (2020-2024), com base em recomendações e normativas nacionais e internacionais, foram priorizadas as seguintes ações:

- Melhorias de acessibilidade no site SciELO Brasil: identificação e correção de barreiras de navegabilidade e usabilidade do site da Coleção SciELO Brasil, com a participação direta de pessoas com deficiência visual usuárias de leitores de tela;

- Ações de sensibilização e promoção da acessibilidade informacional: participação em eventos, organização e realização de encontros com as comunidades científicas e editores de periódicos;

- Estabelecimento de parcerias: estratégias e ações de cooperação com editores de periódicos científicos, diagramadores, profissionais da área de ciências da computação, da informação e da comunicação para promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

A íntegra dessas ações pode ser acessada nos "Links Externos", disponibilizados no final da matéria.

Sobre o GP-Idea/UFSCar
Constituído em 2017 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade da (GP-Idea) é um dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Atua presencialmente no Laboratório de Estudos sobre Deficiência e Educação (LEDE), no Edifício Carolina Bori, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. 

Os projetos de pesquisa do GP-Idea têm predominantemente um caráter de Pesquisa Social Aplicada, com aspectos teóricos e práticos de ações afirmativas, tendo como premissas contemporâneas a acessibilidade informacional, comunicacional e tecnológica para a compreensão e aplicação dos direitos humanos. 

No âmbito das pesquisas do grupo, a Educação Superior tem sido o contexto principal de investigação para se identificar, desenvolver, analisar e/ou aprimorar:
- a acessibilidade de websites e sistemas da universidade, de documentos oficiais (editais de ingresso, etc.), de políticas editoriais (revistas científicas e editoras), de espaços culturais (museus), de eventos científicos (ex: Congresso Brasileiro de Educação Especial); 
- a transição de pessoas com deficiência da Educação Básica e da Educação Superior; 
- a acessibilidade nos Programas de Pós-Graduação (ingresso, permanência, titulação) e
- a transição das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho 

Saiba mais no site do GP-Idea (link externo).

Links Externos
Se você quer acompanhar as atualizações e publicações sobre as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, acesse o site do SciELO Acessibilidade (link externo).

Confira alguns detalhamentos sobre essa iniciativa nas publicações a seguir:
- Rede SciELO e acessibilidade: ênfase sobre as políticas, produtos e serviços - Publicado em 7 de agosto de 2020 (link externo)
- Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras - Parte 1 - Publicado em 8 de novembro de 2024 (link externo)
- Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras - Parte 2 - Publicado em 14 de novembro de 2024 (link externo)

Nota de Acessibilidade - Descrição da imagem:
Da esquerda para a direita: Leonardo Cabral, Erik Schultes, Kaveh Bazargan e Shelley Stall. Essas são as pessoas que compuseram a conferência intitulada "Standards, methods, techniques, practices", no SciELO 25 anos. Os quatro estão abraçados um ao lado do outro e sorriem para a foto. Os três primeiros vestem ternos escuros com camisas sociais por baixo e Shelley veste um blazer rosa com uma blusa clara por baixo. Leonardo é um homem cisgênero adulto, pele clara, tem cabelos escuros ondulados e usa barba rente à pele. Na foto, está usando óculos de grau com armação de acrílico escura. Erik Schultes, é um homem cisgênero adulto, pele clara, tem cabelos castanhos claros e lisos. Kaveh Bazargan é um homem cisgênero adulto, pele clara, é calvo e na foto está usando óculos de grau com armação metálica fina. Por fim, Shelley é uma mulher cisgênero adulta, pele clara, tem cabelos escuros ondulados, amarrados para trás. Fim da descrição.