Notícia
Gisele Bicaletto
- Publicado em
19-12-2024
13:00
Encontro do ProEF abordou os desafios do início da docência
No dia 14 de dezembro, foi realizado o III Encontro de formação de professores de Educação Física, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Núcleo UFSCar - e pelo subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade. O evento aconteceu no Campus São Carlos da UFSCar com o objetivo de promover espaço para partilha de saberes e experiências sobre os dilemas da iniciação à docência.
O encontro reuniu professores-pesquisadores do ProEF da UFSCar e da Unesp-Rio Claro, licenciandos em Educação Física bolsistas do Pibid-UFSCar, professores supervisores de Educação Física das escolas parceiras do Pibid, além da coordenação de área do subprojeto de Educação Física do Pibid e docentes do ProEF-UFSCar. A proposta do encontro foi abordar a iniciação à docência a partir da leitura e discussão de parte do livro "Professora, sim; tia, não: conversas a quem ousa ensinar", de Paulo Freire.
Os professores-pesquisadores do ProEF elaboraram cartas a professores de Educação Física iniciantes nos diferentes níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e fizeram a leitura dessas cartas aos estudantes de graduação, fomentando importantes reflexões e discussões sobre os dilemas da iniciação à docência. "Os professores-pesquisadores, em grupos, escreveram essas cartas antes do encontro, sem saber que seriam lidas para os estudantes de graduação, que serão os professores de Educação Física iniciantes. A partir da leitura das cartas foram compartilhados saberes, experiências e emoções, muitas emoções", apontou Osmar Moreira de Souza Junior, vice-coordenador do ProEF-UFSCar.
De acordo com o professor, uma das temáticas que permeou todo o encontro e esteve presente nas cartas e discussões empreendidas a partir delas, diz respeito "à importância do reconhecimento e assunção da nossa incompletude e até dos medos e inseguranças que acompanham, sobretudo, nosso início de carreira docente".
A atividade reuniu mais de 40 participantes e as informações completas estão no site do ProEF.
O encontro reuniu professores-pesquisadores do ProEF da UFSCar e da Unesp-Rio Claro, licenciandos em Educação Física bolsistas do Pibid-UFSCar, professores supervisores de Educação Física das escolas parceiras do Pibid, além da coordenação de área do subprojeto de Educação Física do Pibid e docentes do ProEF-UFSCar. A proposta do encontro foi abordar a iniciação à docência a partir da leitura e discussão de parte do livro "Professora, sim; tia, não: conversas a quem ousa ensinar", de Paulo Freire.
Os professores-pesquisadores do ProEF elaboraram cartas a professores de Educação Física iniciantes nos diferentes níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e fizeram a leitura dessas cartas aos estudantes de graduação, fomentando importantes reflexões e discussões sobre os dilemas da iniciação à docência. "Os professores-pesquisadores, em grupos, escreveram essas cartas antes do encontro, sem saber que seriam lidas para os estudantes de graduação, que serão os professores de Educação Física iniciantes. A partir da leitura das cartas foram compartilhados saberes, experiências e emoções, muitas emoções", apontou Osmar Moreira de Souza Junior, vice-coordenador do ProEF-UFSCar.
De acordo com o professor, uma das temáticas que permeou todo o encontro e esteve presente nas cartas e discussões empreendidas a partir delas, diz respeito "à importância do reconhecimento e assunção da nossa incompletude e até dos medos e inseguranças que acompanham, sobretudo, nosso início de carreira docente".
A atividade reuniu mais de 40 participantes e as informações completas estão no site do ProEF.