Notícia

Em 26 de novembro de 2024, o banheiro feminino do segundo andar do prédio Aulas Teóricas 8 (AT8) do campus São Carlos foi alvo de pichações racistas e, desde então, a UFSCar tem se empenhado para encontrar a pessoa ou pessoas responsáveis pelo ato. Ainda em novembro, a Coordenadoria de Gestão e Mediação de Condutas (CoGMeC) abriu um processo de Investigação Preliminar Sumária (IPS) que, neste momento, está realizando uma Chamada de Testemunhas sobre o caso.
Qualquer pessoa que tenha informações sobre as pichações realizadas no dia 26/11, pode entrar em contato com o investigador responsável pela IPS, diretamente pelo e-mail chamadadetestemunha@ufscar.br até o dia 11 de março de 2025. Mais informações sobre o processo estão disponíveis no Edital Nº 1/2025/GR.
A chamada é mais uma resposta da UFSCar ao caso, especialmente diante do esforço que a Universidade tem empenhado, ao longo dos últimos anos, para prevenir e mitigar situações de violência em seus campi. Após o resultado desse processo investigativo, serão tomadas as providências administrativas cabíveis, o que inclui a possibilidade de encaminhamento para a Polícia Federal.