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
Educação e Sociedade. Esse é o título do novo livro de Vinício Carrilho Martinez, professor do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar. A obra é fruto de discussões mantidas na sala de aula, no segundo semestre do ano passado, na disciplina "Educação e Sociedade" (nos cursos de licenciatura).
"Pode-se dizer que seja uma 'sociologia da sala de aula' porque tudo que o livro retrata - alguns elos, circuitos entre Educação e Sociedade, no Brasil - foi apresentado e discutido com os alunos e alunas. Alguns links, inclusive, são devedores das interrogações advindas deles e delas. O livro traz também alguns mapas conceituais que reforçam esses aspectos mencionados", afirma o professor. Confira o mapa dos capítulos do livro.
"O livro conduz o leitor a uma reflexão sobre os desafios da educação na contemporaneidade e sua relação intrínseca com a estrutura social", relata, no posfácio do livro, Marcela T. Schiavi, doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. "Em suas páginas, somos instigados a pensar a educação não apenas como um instrumento de transmissão de conhecimento, mas como um processo de emancipação coletiva, de formação política e transformação social".
"Inspirado nas ideias de Paulo Freire", continua Schiavi, "o autor evidencia que a educação é um direito fundamental, mas também um campo de disputas, onde se confrontam diferentes visões sobre o papel da escola e do conhecimento. Ao longo do texto, fica evidente a necessidade de uma educação crítica, capaz de romper com estruturas de opressão e fomentar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária".
Diferenciais do livro
Diferentemente de suas outras obras lançadas em 2024 - "Educação constitucional: Educação pela Constituição de 1988" e "Ensaio sobre o estado democrático de direito social" -, "o livro 'Educação e Sociedade' não se pauta em questões propriamente jurídicas - ainda que tenha algumas, como a "emancipação político-constitucional" - e busca realmente traçar paralelos e elos entre Educação e Sociedade", compara Martinez.
Para desenvolver o tema, o autor aborda conceitos como inteligência social, memória coletiva e sociabilidade emancipadora. A obra também estabelece ligações "com nosso passado, a exemplo que que chamamos de 'pensamento escravista', recalcitrante e reinante, e articulações com o presente do século XXI (2024), e que seria o caso do negacionismo", exemplifica o autor.
Segundo o autor, não há limitação de público para o livro. "Penso que é uma leitura que pode agradar tanto docentes quanto discentes, porque fala de nós, do Brasil, do que somos e do que queremos. Apontamos muitos momentos de crítica e de reflexão - a necessária práxis, como a tem Paulo Freire. Portanto, qualquer pessoa interessada no Brasil terá no livro alguns pontos para refletir".
Como adquirir
O livro pode ser adquirido em versão digital no site da Amazon, através do link https://a.co/d/393SyBS. "Este livro é o primeiro que publicamos pela Amazon, com o objetivo de baratear os custos de aquisição (literalmente, custa um café com pão de queijo) e de divulgação de um conhecimento novo ou diferente", conclui o autor.