Notícia

As doenças cardiovasculares (DCV) representam um dos principais desafios de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, elas são a principal causa de morte, especialmente entre as pessoas idosas. Mas como o envelhecimento influencia o sistema cardiovascular? Quais são os fatores de risco e as estratégias para prevenção dessas doenças?
Essas questões são abordadas no artigo mensal da coluna EnvelheCiência, de autoria de Camila Bianca Falasco Pantoni, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar. A iniciativa, idealizada por Márcia Regina Cominetti, também docente no DGero, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.
O objetivo da coluna é divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação deste mês - "Como as doenças cardiovasculares afetam as pessoas idosas?" -, Pantoni explica como o envelhecimento impacta o sistema cardiovascular, tornando-o mais vulnerável a condições como hipertensão arterial, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC).
O artigo também destaca os principais fatores de risco, incluindo histórico familiar, tabagismo, diabetes e sedentarismo, e discute estratégias de prevenção baseadas em estilo de vida saudável.
A publicação está disponível para leitura no site do ICC.
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.