Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 31-03-2025 13:00
Campus Araras tem primeiro curso de doutorado aprovado
Atividades devem começar em 2026 (Foto: Acervo CCS)
Atividades devem começar em 2026 (Foto: Acervo CCS)
Em 2024, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar teve o seu primeiro curso de doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É o doutorado em Agricultura e Ambiente, do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA), que foi pioneiro na oferta de mestrado nessa área no Brasil e repete o feito agora com o doutorado.

O processo, no entanto, não foi simples. "Foi um processo longo, e o doutorado não foi aprovado em nossa primeira tentativa. Nós enviamos uma primeira proposta em 2016, que foi indeferida. Entre 2016 e 2022, o Programa amadureceu a ideia, atuou para corrigir os quesitos apontados pela Capes e, em 2022, enviou um novo projeto, que veio indeferido mais uma vez, porém com muitos elogios e com alguns poucos pontos a serem corrigidos, o que nos instigou a enviá-lo novamente em 2023. A proposta foi então aprovada e, atualmente, aguardamos as orientações para a implantação do curso", recorda a professora Roberta Nocelli, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) e Coordenadora do PPGAA à época.

De acordo com ela, o curso de doutorado trará um grande diferencial para a área de estudos em Agricultura e Ambiente, ao pesquisar e propor avanços ao desenvolvimento sustentável. "O mestrado em Agricultura e Ambiente do CCA foi o primeiro do Brasil e agora o doutorado também. É uma área extremamente importante para conseguirmos alcançar um futuro mais sustentável, com uma agricultura produtiva e com baixo impacto para o meio ambiente. É uma área chave para alcançarmos os objetivos do desenvolvimento sustentável", afirma Nocelli.

Além disso, hoje em dia, uma formação com base na integração da produção agrícola com a sustentabilidade é uma exigência do mercado em todas as áreas. Quando pensamos na produção agrícola, na segurança alimentar e na conservação da biodiversidade, essa exigência se torna ainda mais evidente. "A existência de um curso de mestrado e outro de doutorado pioneiros, em uma universidade pública de qualidade na região de Araras, pode trazer contribuições importantes para os diferentes setores do mercado local, mas impactará fortemente na formação de profissionais que serão necessários regional e globalmente", defende a professora da UFSCar.

Para o CCA também é mais uma grande vitória. O Centro está em franca expansão desde 2009, quando os investimentos do Reuni (o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais) permitiram a criação de quatro novos cursos de graduação. A partir daí, muitos novos docentes foram contratados, as linhas de pesquisas se ampliaram e três programas de mestrado iniciaram suas atividades. "Faltava um curso de doutorado, que consolida a pesquisa no Centro, garantindo a permanência dos pesquisadores pois mais tempo no CCA. Essa permanência aumenta a produção científica, permite o desenvolvimento de projetos de longo prazo e tem grande impacto na formação dos estudantes de graduação pela convivência com os pós-graduandos. Além disso, o curso de doutorado atrai mais investimentos públicos e privados, aumentando o financiamento das pesquisas", acredita Nocelli.

A previsão é que o curso de doutorado em Agricultura e Ambiente inicie suas atividades em 2026. "Apesar da aprovação ter acontecido em 2024, ainda há um longo caminho burocrático antes que o curso inicie suas atividades. Precisamos organizar as disciplinas, preparar a documentação e atender às normas da Capes, mas esperamos já estar em pleno funcionamento no início de 2026", aponta ela. Novas informações serão divulgadas no site do PPGAA, em www.ppgaa.ufscar.br.