Notícia

Denise Britto - Publicado em 24-04-2025 13:00
Livreto explica como funciona a coleta seletiva na UFSCar
Conteúdo é destinado a toda a comunidade dos quatro campi (Imagem: Reprodução)
Conteúdo é destinado a toda a comunidade dos quatro campi (Imagem: Reprodução)
O Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar, lançou a nova edição da cartilha "Como funciona a coleta seletiva na UFSCar?", fruto do relatório de 2024 do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Universidade, que apresenta dados sobre a quantidade de resíduos recicláveis retirados nos diferentes campi da universidade. 

O livreto também aborda a realidade das cooperativas atuantes em todos os campi da UFSCar, fornecendo dados sobre a quantidade de resíduos recicláveis gerados. Um dos destaques é o depoimento da presidente da cooperativa "Coopervida", que compartilha sua experiência e a relevância do programa para os trabalhadores do setor. Além disso, são indicados pontos de descarte para outros tipos de resíduos no município de São Carlos, visando facilitar o acesso da comunidade a locais adequados para destinação correta dos materiais. 

"A ideia da cartilha surgiu com o objetivo de divulgar o projeto de Coleta Seletiva Solidária, apresentar os resultados alcançados nos últimos anos e atualizar as informações disponíveis. Além disso, busca informar a comunidade sobre como separar seus resíduos corretamente, os locais onde estão posicionados os contentores, as quantidades de materiais recicláveis coletados, entre outros dados", destaca a autora do livreto, Paola Camargo Sartori, bolsista da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) que atua no DeAEA. 

Segundo ela, atualmente, os principais desafios na coleta seletiva na UFSCar "envolvem consolidar a cultura da separação correta dos resíduos dentro dos campi e garantir o cumprimento das orientações de descarte. Problemas como o descarte inadequado de materiais e o uso incorreto dos contentores, especialmente os azuis, ainda são frequentes", alerta.

Acesse o livreto na íntegra no site da SGAS.