O Campus

O Campus

Em 2011, a UFSCar aceitou o desafio de implantar seu quarto campus – o Campus Lagoa do Sino -, localizado no interior do Estado de São Paulo, entre os municípios de Buri (SP) - a 35 km do Campus e distante 130 km de Sorocaba, nas proximidades do rio Paranapanema – e Campina do Monte Alegre, a “Campininha”, como é carinhosamente conhecida a cidade de pouco mais de 6 mil habitantes - localizado a 6 km do Campus Lagoa do Sino.

O Campus está instalado em uma área de 643 hectares, numa propriedade que antes pertencia ao escritor Raduan Nassar, que decidiu doar a fazenda para a UFSCar após três meses de negociação, com a participação do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Quando doada, a “Fazenda Lagoa do Sino” apresentava alta produtividade de grãos, contando com 11 funcionários.

A UFSCar aceitou o desafio com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da região. Em 2014, foram iniciadas as atividades dos três primeiros cursos de graduação do Campus. Foi feito um pacto do aceite da Universidade, que recebeu, além da área, todas as instalações e parte dos equipamentos da propriedade, como
tratores, colheitadeiras e silos de armazenagem. O Campus fica a 130 km da cidade de Sorocaba, em uma região caracterizada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar. A região também tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.

O Campus Lagoa do Sino conta com um centro acadêmico – o Centro de Ciências da Natureza (CCN) -, que congrega os departamentos e demais unidades. O projeto elaborado para o Campus Lagoa do Sino, considerando estas e outras características da região, foi estruturado em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial (que significa, em linhas gerais, justamente o compromisso com a realidade regional); Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar.

Hoje, o Campus tem 9.947,15 m 2  de área construída, entre edificações da antiga fazenda que foram adaptadas para atender às novas necessidades e edifícios construídos pela Universidade, que abrigam salas de aula, laboratórios didáticos, sala de informática, gabinetes docentes, estrutura administrativa, Biblioteca e Restaurante Universitário, dentre outras instalações. O Campus Lagoa do Sino destaca-se como uma fazenda-campus cheia de histórias, lendas, forte senso de comunidade e muito conhecimento.

Campus Lagoa do Sino
Rod. Lauri Simões de Barros
km 12 - SP-189
Bairro Aracaçu - Buri